Atividade Individual

O filme documentário de Yael Hersonski é um compilado de documentos produzidos durante o terceiro Reich  em sua ocupação em Varsóvia durante a II Guerra Mundial. 

Para esta atividade podemos encontrar e analisar alguns documentos que compõem a narrativa do filme:

1 - O objeto/documento principal do documentário é o filme denominado "Gueto". Tal filme foi encontrado em um arquivo Nazista juntamente com outros filmes e documentos, no entanto, chamou a atenção por não estar editado e não continha nenhum tipo de informação adicional que, de certa forma, gera uma expectativa  sem respostas de qual seria o objetivo final da propaganda nazista ao utilizar aquelas imagens  fato é, que a própria narrativa do documentário afirma que jamais saberemos qual seria o verdadeiro motivo daquela filmagem.
2 - Diários dos moradores: A série de diários  dos moradores coletados pelo historiador Emanuel Ringelblum eram  os relatos de como a vida prosseguia durante a ocupação alemã em Varsóvia. Dando subsídio para o acúmulo de muitos documentos no arquivo clandestino do historiador.
3 -  O  depoimento dos judeus sobreviventes (mini-documentário) ao longo da  sua narrativa analisa os diferentes observadores do filme "cru" e seus diferentes olhares de diferentes ângulos de observação. Contudo, vale ressaltar que tais observadores/ expectadores são pessoas que viveram naquele local naquela época e portanto, eram sobreviventes daquela situação filmada e tentavam reconhecer, recordar, não- recordar, pessoas, situações, locais, edifícios,etc.
4 - Passaporte do cinegrafista Willy Wist: passe/ passaporte autorização do cinegrafista que fez filmagens no Gueto encontrado no Arquivo Municipal de Varsóvia  que davam pistas sobre a relação do filme e quem havia o filmado.

Série                                    Espécie                               Função                                Tipo Documental
Filmes
Filme “Gueto”
Propaganda nazista
Filme para propaganda nazista
Diários
Diários dos moradores judeus
Relatar a vida diária dos judeis
Diário dos moradores judeus em Varsóvia
Documentários
Documentário/ entrevista com os sobreviventes
Colher depoimento, entrevista e reação dos sobreviventes
Documentário, entrevista com sobreviventes do Gueto
Documentos de identificação
Passaporte do cinegrafista Willy Wist
Permitir a entrada em Varsóvia
Passaporte, permissão de Willy Wist

Aluna: Rosana Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário