sábado, 11 de junho de 2016

Prévias das Oficinas

                                                   Prévias das Oficinas

1 - O objetivo principal do grupo é mostrar quais são os documentos e o trâmite necessários para fazer o intercâmbio em outras universidades no exterior tendo como base os conceitos estudados na disciplina de diplomática e tipologia documental.        

2 - Fundo: o conceito de fundo será abordado durante a apresentação da oficina bem como na oficina virtual e cada documento escolhido terá que ser analisado sob os diferentes fundos visto que, um mesmo documento mudará a sua função arquivística de acordo com o fundo ao qual pertencerá. Como por exemplo, a declaração de recepção/chegada do aluno na universidade de destino no exterior é um documento que faz parte do fundo da respectiva universidade porém, esta declaração vai ser devidamente assinada pelo setor responsável e enviada a Assessoraria Internacional da UNB que passará a fazer parte do fundo da UNB.

3 - As tipologias, as espécies trabalhadas pelo grupo serão explicadas em cada contexto a medida que forem sendo usadas.

4 - O mapeamento de processos vai contribuir para melhor entendimento do fluxo de todo processo documental de intercâmbio.

5 - A metodologia usada pelo grupo abordará alguns conceitos como tipologia, autenticidade  e sinais de validação mostrando como a diplomática está presente no dia a dia das pessoas mas que geralmente, passa despercebida. No entanto, esses conceitos serão abordados de forma não aprofundada na apresentação da oficina por se tratar de um público geral, alunos, professores, pós graduandos e passante. O foco do grupo é trabalhar esses conceitos evidenciados no trâmite do processo.

6 - Estruturação de apresentação da oficina e montagem dos recursos visuais:
   
    6.1 Será montada uma mesa na qual ficarão os brindes;
    6.2 Apresentação de cartazes com tema relacionado a oficina;
    6.3 Apresentação do grupo e da disciplina
    6.4 Início da gincana, ou seja, o trâmite


Nenhum comentário:

Postar um comentário