sexta-feira, 10 de junho de 2016

Pesquisa nos blogs discentes

Nesta atividade devemos analisar 3 blogs discentes que abordaram um tema que faça conexão com o blog das Titias -DTD e suas respectivas oficinas.

 O grupo Passaarq abordou o passaporte  como um documento de viagem obrigatório para quem quer viajar para fora do país. Fizeram em sua apresentação uma análise diplomática assim a explicação dos sinais de validação do passaporte em diferentes situações, pessoas e países pelo mundo afora.
Ensinaram curiosidades e valiosas dicas para quem vai pegar a estrada. Entre muitas dicas imperdíveis podemos destacar a necessidade ou não para brasileiros de visto de entrada em certos países. Deixando claro que por conta de acordos multinacionais e baseados em princípios de reciprocidade, em alguns casos, se necessitam documentos (formulários) para que o visto seja concedido. Tal situação é bem comum nos casos de estudantes de intercâmbio. O grupo abordou também dinâmicas para identificar diferentes passaportes.Visitem o blog Passaarq e tenham mais informações.

UnB Virtual foi um grupo que trabalho a questão da tramitação de documentos arquivísticos digitais entrando no discurso da nova realidade administrativa em todo o mundo e seu reflexos e aplicações no Brasil e no DF. Levando em consideração a Lei de Acesso a Informação, à época da oficina, recém implementada. O tempo passou e vimos que a implementação da tramitação digital se concretizou e a cada dia que passa está enraizada na estruturas administrativas das instituições apesar dos desafios também serem presentes e constantes. A metodologia usada pelo grupo foi tradicional (tipo seminário) e com dinâmicas interativas entre os estudantes presentes. Para nós, Titias é um bom exemplo da sua aplicação em tramitação documental digital, já que toda documentação do candidato a uma vaga de intercâmbio é  feita por intermédio da tramitação virtual. Viva a rede!

Já o blog do Grupo Arquivo de Exportação abordou o mesmo tema das Titias: Documentos usados pelos alunos da UnB para fazer intercâmbio. Mas não compreendemos se houve oficina ou não. Enfim, no trabalho final do grupo não foi abordada a questão da tramitação desses documentos nas instituições. But we can do it!

Nenhum comentário:

Postar um comentário